Clareamento Dental

O clareamento dental é um procedimento não invasivo, com farta evidência
científica de sua segurança e efetividade.

Central de Atendimento

Clareamento Dental

O clareamento dental é um procedimento não invasivo, com farta evidência científica de sua segurança e efetividade, desejado pela maioria dos pacientes que buscam um sorriso rejuvenescido por uma coloração mais clara.

Existem basicamente dois tipos de clareamento: Micro abrasão e o clareamento propriamente dito.

O clareamento feito por micro abrasão é indicado em casos de fluorose de grau leve e moderada, bem como para manchas brancas superficiais em caso de desmineralização do esmalte. Esse tratamento é realizado com ácidos e abrasivos sobre a superfície do esmalte, com a finalidade de se produzir um desgaste da região manchada proporcionando uma uniformidade da coloração do esmalte dental. Em muitos casos, esse procedimento pode ser associado ao clareamento dental propriamente dito para se obter um resultado ainda mais satisfatório.

Já o clareamento, propriamente dito, é indicado para retirar o excesso de pigmentação dos dentes, equilibrando seus níveis de saturação, tornando suas cores mais claras e agradáveis. Existem três produtos para clareamento dental: peróxido de hidrogênio, peróxido de carbamida e perborato de sódio. Estas substâncias são capazes de penetrar no esmalte e dentina, atingindo pigmentos escuros, quebrando as cadeias longas desses pigmentos, aumentando a taxa de reflexão da luz, tornando, desta maneira, os dentes mais claros.

O clareamento pode ser realizado através de duas maneiras:

A primeira delas é o clareamento caseiro supervisionado. Este procedimento faz a utilização de moldeiras individualizadas, preparadas em laboratórios especializados, com o uso de agentes clareadores aplicados pelo próprio paciente em sua residência com a supervisão semanal do cirurgião dentista. Essa técnica, normalmente, apresenta um bom resultado após 2-4 semanas de aplicação do gel clareador.

Já a segunda maneira é o clareamento realizado no consultório, cujo objetivo é a rapidez, conforto e a praticidade para o paciente. Essa técnica de clareamento, pode ser realizada de duas formas: com moldeiras e agentes clareadores em alta concentração, com opção de uso ou não de luz (laser), ou com a utilização de agentes clareadores com proteção gengival nos casos de necessidade de um clareamento rápido e em casos que seja necessário proteger a cervical dos dentes. Pode-se também, fazer uso das duas técnicas de clareamento, iniciando o tratamento com o clareamento em consultório e acrescentar o clareamento caseiro por até três semanas para potencializar os resultados do mesmo.

Atualmente, o clareamento faz parte de qualquer planejamento estético, sendo indicado previamente a qualquer tratamento restaurador, principalmente, com a finalidade de se estabelecer uma coloração mais agradável e estética para o paciente. Cabe salientar, que esse tratamento deverá ser realizado anteriormente aos tratamentos restauradores, uma vez que, as restaurações não sofrem influência dos procedimentos clareadores, ou seja, não modificam sua cor. Por isso, qualquer tipo de reabilitação oral, so poderá ser realizada, após duas semanas da conclusão do clareamento.