Disfunções das ATMs

São articulações extremamente complexas que para seu entendimento é
necessário um completo conhecimento da anatomia.

Central de Atendimento

Disfunções das ATMs

As ATMs (articulações têmporo mandibulares) são articulações extremamente complexas que para seu entendimento é necessário um completo conhecimento da anatomia, fisiologia, neuroanatomia e mecânica do sistema estomatognático. É uma articulação do tipo ginglimoartroidal, composta pelos ossos temporais e o osso mandibular, possuindo um disco articular entre o côndilo e o osso temporal.

Diante dessa complexidade, existe uma grande variedade de patologias que podem afetar essa articulação. O primeiro grupo de patologias são as que envolvem os músculos mastigatórios. Elas são basicamente as co-contraturas musculares e os mio-espasmos. Esse grupo de patologias são as que oferecem maior sucesso no tratamento. O tratamento é realizado através de vários recursos, como por exemplo, placas mio relaxantes, fisioterapia direcionada com ultrassom, tens, laser, infravermelho e o uso de fármacos mio relaxantes. O segundo grupo de disfunções são as chamadas desordens do disco articular. Neste grupo, encontramos os deslocamentos anteriores do disco com redução (o disco articular se desloca do seu relacionamento com o côndilo e volta após o movimento mandibular), os deslocamentos anteriores sem redução, as aderências e as perfurações do disco. Algumas dessas patologias podem ser tratadas de maneira não invasiva, através de dispositivos ortopédicos para reposicionamento do disco articular. Já outras, possuem tratamento cirúrgico. O terceiro grupo de disfunções são as desordens inflamatórias. Nesse grupo, encontramos as capsulites, as sinovites, as retrodiscites e as artrites reumatóides. O tratamento dessas patologias consiste no uso de anti-inflamatórios conjugados a terapias auxiliares com placas mio relaxantes, fisioterapia e dieta. O quarto grupo de disfunções das ATMs são as hipomobilidades mandibulares crônicas. Quando se trata de um problema de origem muscular, o tratamento poderá ser realizado de maneira não invasiva através de fisioterapia e placas mio relaxantes. Quando se trata de problemas associados a anquiloses o tratamento é cirúrgico. O quinto grupo são as desordens de crescimento da articulação. O tratamento dessas desordens é geralmente cirúrgico.

O que pode causar essas disfunções?

A etiologia especifica é difícil de ser estabelecida. Muitos fatores têm sido estudados sem se chegar a uma conclusão definitiva sobre o assunto, pois, existe grande variedade de respostas individuais.