Dentes protrusos, irregulares e mal alinhados podem causar basicamente três tipos de problemas para os pacientes. Neste artigo, gostaríamos de discutir estes três grupos de problemas, de modo a trazer esclarecimento sobre a importância da ortodontia na saúde geral do indivíduo.

O primeiro grupo se constitui de problemas psicossociais. Um grande número de estudos tem mostrado que a má oclusão pode causar problemas sociais. A caricatura de pessoas não muito inteligentes algumas vezes aparece com os dentes protrusos (para frente). A expectativa dos professores é melhor em relação aos alunos que possuem seus dentes bem alinhados. Deste modo, não existe dúvida que o posicionamento dos dentes afeta a adaptação do indivíduo à vida e à sociedade. Nos consultórios ortodônticos, os pacientes procuram tratamento principalmente para minimizar seus problemas psicossociais relativos a aparência dental e facial.

O segundo grupo é formado por problemas nas funções orais. Adultos com mau posicionamento dentário normalmente relatam problemas na mastigação e, após a sua devida correção, ressaltam que suas deficiências mastigatórias foram muito melhoradas. Problemas na deglutição também ocorrem devido a uma tentativa de adaptação do organismo à má oclusão. Problemas articulares, musculares e de atrição excessiva dos dentes são relatos comuns em portadores de má oclusão.

O terceiro grupo de problemas são os relativos aos traumatismos dos dentes da frente e às doenças nas gengivas. Dentes da frente protrusos têm três vezes mais chance de se fraturarem do que dentes bem posicionados. As estruturas de suporte dos dentes (gengiva e osso alveolar) são mais propensas a doenças em pessoas com dentes mal alinhados.